Dia do Ceramista
“O ceramista é um artesão que tem talento e sensibilidade para transformar um simples barro em peça de arte decorativa e/ou utilitária. Ele conta com uma matéria-prima abundante na natureza e a transforma com sabedoria e dedicação. Com um pouco de argila disforme em suas mãos, o ceramista faz uma belíssima peça, que servirá para registrar sua época e, ao longo do tempo a história da nossa civilização.”
Texto Reproduzido do site CMQV
https://cmqv.org/28-de-maio-dia-do-ceramista/

Dia do Hambúrguer
“Data que homenageia um dos sanduíches mais famosos do mundo. Popularizado nos Estados Unidos, o hambúrguer virou a comida favorita de muita gente e, hoje, há versões para todos os gostos, desde as mais tradicionais, artesanais até aquelas feitas de soja ou plantas para os veganos.
Mas onde surgiu o hambúrguer?
Se você respondeu que foi nos EUA, a resposta está errada. A origem exata do hambúrguer é tanto quanto incerta, mas a versão mais aceita é que o sanduíche está ligado ao Império Mongol, fundado no século 12 e que, por meio do Imperador Genghis Kan, expandiu seu território da Ásia até a Europa. Os mongóis tinham o hábito de moer carne dura e ruim (de cavalo, por exemplo) para que fosse mais fácil comê-la.
Com essa inspiração, então, séculos depois, os habitantes da cidade de Hamburgo, na Alemanha, teriam tido a ideia de cozinhar carne moída e servi-la como sanduíche, daí a origem do nome do lanche. O “bife de hamburgo”, pórem, teria chegado nos Estados Unidos apenas no século XIX, na mala dos imigrantes alemães que desembarcaram no país.
Entretanto, verdade seja dita, embora não tenham inventado o hambúrguer, os americanos tiveram uma grande contribuição na versão que conhecemos hoje. Isso porque o grande salto para o sanduíche veio com a criação da primeira rede de lanchonetes dos EUA, a White Castle, que combinou o hambúrguer com outros ingredientes como cebola e queijo.”
Texto Reproduzido do site SindiFast
https://sindifastfood.org.br/project/diadohamburguer-redesteraopromocoes/

Dia Nacional e Internacional de Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
“O Dia Internacional de Ação Pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude. A partir dessa data, o tema ganhou maior interesse e no V Encontro Internacional Mulher e Saúde, realizado em São José da Costa Rica, a Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe – RSMLAC, propôs que a cada ano, no dia 28 de maio, uma temática nortearia ações políticas que visassem prevenir mortes maternas evitáveis.
A mortalidade materna é um importante indicador da qualidade de saúde ofertada para as pessoas e é fortemente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Em média, 40% a 50% das causas podem ser consideradas evitáveis. O atraso no reconhecimento de condições modificáveis, na chegada ao serviço de saúde e no tratamento adequado, está entre as principais causas das altas taxas de mortalidade materna ainda presentes na maior parte dos estados brasileiros. O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é garantir o bem-estar materno e fetal. Para isso, as equipes de saúde da Atenção Primária devem acolher a mulher desde o início da gravidez (o mais precocemente possível, no início ou até antes da gestação); reconhecer, acompanhar e tratar as principais causas de morbimortalidade materna e fetal; e estar disponíveis quando ocorrerem intercorrências durante a gestação e puerpério.
Fontes: Fundação Oswaldo Cruz, Núcleo de Telessaúde UFRGS e Rede Feminista de Saúde
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/28-5-dia-internacional-de-luta-pela-saude-da-mulher-e-dia-nacional-de-reducao-da-mortalidade-materna/

Dia Mundial de Brincar
“O Dia Internacional do Brincar foi criado durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa de Freda Kim, presidente da InternationalToy Library Association, ITLA. No ano 2000 a data foi comemorada pela primeira vez e ingressou no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF. O dia 28 de maio foi eleito por ser a data de aniversário da ITLA e, atualmente, o Brasil e mais de 40 países comemoram o dia.
Este dia evidencia que o brincar é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. E também está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que assegura os direitos das crianças e adolescentes, em destaque aqui, para o direito ao lazer e cultura. O intuito do dia é incentivar as brincadeiras, o tempo de qualidade gastos nela e o envolvimento dos familiares com as crianças, considerando, que as atividades auxiliam no desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo dos participantes.”
Texto Reproduzido do site Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional
https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/noticias/28-de-maio-dia-internacional-do-brincar

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %