
Acabou-se… Como tudo, ou quase tudo, tem o seu início, meio e tchau. Na tecnologia, o meio, às vezes, nem acontece. A velocidade que os aplicativos atualizam, são substituídos, que os dispositivos ficam obsoletos é quase que impossível acompanhar. Os celulares são um ótimo exemplo. Haja bolso para acompanhar os novos modelos lançados anualmente.
E aconteceu com o Skype. O aplicativo de comunicação instantânea foi descontinuado no dia 05 de maio de 2025 e no seu lugar fica apenas a sua evolução: o Teams. Previsível, afinal, os aplicativos tinham serviços semelhantes. Não tinha lógica nenhuma a Microsoft disponiblizá-los separadamente ao invés de mesclar os melhores de cada um em um único serviço. Pelo menos é o que esperamos.
No final de fevereiro deste ano (2025), os usuários do Skype receberam um email com a notícia do fim do aplicativo. Assinado pela equipe o texto continha um agradecimento pela parceria de décadas do usuário com a empresa e um link para um artigo de Jeff Teper, presidente de aplicativos e plataformas colaborativas da Microsoft. A gente se sente até importante assim, né? Mas somos mesmo.
Se você não percebeu este email ou não recebeu e está curioso para saber o conteúdo do artigo, vou disponibilizar o link para você ler: clique aqui. Você que pagava pelo serviço, fique tranquilo porque o Teclado de Discagem do Skype estará disponível no portal da Web do Skype e no Teams, segundo a empresa.