Dia do Parlamento
“A data comemorativa foi estabelecida pela Lei 6.230, de 1975,  assinada pelo presidente do Congresso Nacional da época, Magalhães Pinto. O parlamento é constituído por representates do povo, deputados e senadores eleitos, por meio de eleições diretas e livres, nos países regidos por uma Constituição.”
Texto Reproduzido do site do Senado – Rádio Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/05/02/dia-do-parlamento-marca-199-anos-do-legislativo-no-brasil

Dia do Pau-Brasil
“No dia 03 de maio comemoramos o Dia do Pau-Brasil. A data foi instituída em 1978 pela Lei Federal nº 6.607, que definiu a espécie como Árvore Nacional. 
Antes da chegada dos portugueses no Brasil, o pau-brasil ocorria naturalmente nos domínios da Mata Atlântica desde o Rio Grande do Norte até São Paulo. A cor avermelhada de sua madeira chamou atenção naquela época, pois era considerada perfeita para tingimento de tecidos e até então o acesso a corantes vermelhos era muito restrito.  
Trata-se de uma madeira resistente, que não apodrece facilmente e não é atacada por insetos. Por isso, ainda no século XVI ela se tornou muito atraente também para o mercado de marcenaria, na produção de móveis de luxo, para a confecção de arcos de violinos entre outros objetos.  
Cinco anos após o descobrimento, já tinham sido enviadas 6 mil toneladas de madeira para a Europa. Em 1530, o pau-brasil representava 90% dos produtos brasileiros exportados, significando 5% da receita total do tesouro português. O pau-brasil foi amplamente explorado até cerca de 1875, quando a anilina entrou no mercado.  
Devido à exploração predatória desde o início da colonização do país, dos milhões de exemplares que existiam no país, restaram poucos nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. A extração desenfreada dessa árvore nativa quase levou à sua extinção. Desde 1992 a planta está na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção. A árvore, que pode atingir 30 metros de altura e um metro de diâmetro, tem crescimento demorado, dificultando o reflorestamento. Por isso é extremamente importante preservar os exemplares existentes.”
Texto Reproduzido do site do Governo do Estado de São Paulo – Portal de Educação Ambiental
https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/2022/05/03-de-maio-dia-do-pau-brasil/

Dia do Sertanejo
“Desde 1964, caravanas vinham a Aparecida, os violeiros participavam das celebrações, pelo menos uma vez durante um ano.
Geraldo Meireles, considerado o “Marechal da música sertaneja”, junto com Tonico e Tinoco, As Galvão e outros artistas do sertanejo raiz, tiveram a ideia de criar um dia em especial para os cantores sertanejos. Os primeiros encontros aconteceram no antigo Cine Aparecida ao lado da Matriz Basílica, anos depois passou acontecer no subsolo do Santuário Nacional. Com a redução do evento que antes chegava ser o dia todo, a direção da emissora que tinha comprado o projeto, achou melhor que acontecesse no atual local de realização do evento. A data “3 de maio” ficou conhecido como o “Dia do Sertanejo” cunhado pela fé e perseverança dos violeiros que todos os anos vinham até a capital mariana do Brasil para agradecer a Nossa Senhora pelo trabalho realizado durante o ano todo. E então foi informada a direção da Rádio Aparecida, que aceitou e incentivou os que tocavam viola, na época era dirigida pelo Padre Ruben Leme Galvão. Geralmente, sendo realizado no Auditório Orlando Gambi, localizado no edifício da Rede Aparecida de Comunicação.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Sertanejo

Dia do Taquígrafo
“Comemora-se no dia 3 de maio o Dia Nacional do Taquígrafo. Esta data foi escolhida pela classe, reunida soberanamente em congresso – o 1° Congresso Brasileiro de Taquigrafia, realizado em 1951, em São Paulo, e promovido pelo Centro dos Taquígrafos de São Paulo – para comemorar o Dia do Taquígrafo, iniciativa do gaúcho Adoar Abech.
A data foi escolhida porque foi exatamente no dia 3 de maio de 1823 (há 200 anos, portanto) que foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar na primeira Assembleia Constituinte. A introdução da taquigrafia no parlamento brasileiro deve-se a José Bonifácio de Andrada e Silva.”
Texto Reproduzido do site do Tribunal Regional Eleitoral – Espírito Santo
https://www.tre-es.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Maio/dia-do-taquigrafo-e-lembrado-pelo-pleno-do-tre-es

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
“O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de Maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita com jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da liberdade de imprensa junto com a UNESCO.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Liberdade_de_Imprensa

Dia Mundial do Sol

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %