Dia da Ressaca
“Hoje, 28 de fevereiro, é o Dia da Ressaca, uma data que foi criada para alertar e conscientizar as pessoas sobre os perigos do excesso de álcool para a saúde. O álcool pode causar desidratação, intoxicação, inflamação, alteração do sistema nervoso e até danos ao fígado e ao coração. Por isso, é preciso beber com moderação e responsabilidade.”
Texto Reproduzido do Instagram @upaepetrolina
https://www.instagram.com/p/C35g8hILjja/
Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforço Repetitivo – LER/DORT
“Celebrado no dia 28 de fevereiro, o Dia Mundial de combate às Lesões por Esforço Repetitivo ou Distúrbios Osteomusculares – LER/Dort foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de alertar a população e chamar a atenção das autoridades a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos.
As LER e Dort são as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Elas englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas à organização do trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física. Mais de 3 milhões de brasileiros já tiveram a doença, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”
Texto Reproduzido do site do Governo do Acre
https://agencia.ac.gov.br/saude-promove-programacao-em-referencia-ao-dia-mundial-de-combate-as-lesoes-por-esforco-repetitivo/
Dia Nacional das Doenças Raras
“O Dia Mundial das Doenças Raras é uma data oficial da campanha de sensibilização para as doenças raras que acontece no último dia de fevereiro de cada ano. As comemorações acontecem desde 2008 com o objetivo de conscientizar o público em geral e os tomadores de decisão sobre o impacto desses agravos na vida dos pacientes, de suas famílias e de seus cuidadores…
…Doenças raras são definidas pelo número reduzido de pessoas afetadas: 65 indivíduos a cada 100.000. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de enfermidade para enfermidade, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
https://bvsms.saude.gov.br/28-02-dia-mundial-e-dia-nacional-das-doencas-raras-compartilhe-suas-cores/