Aniversário de Porto Alegre
“Porto Alegre, capital gaúcha, com seu clima subtropical úmido, é uma das cidades mais arborizadas do país, além de ter um pôr-do-sol considerado um dos mais lindos do mundo. No dia 26, esta bela metrópole, nascida em 1772 e batizada com o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, completa 238 anos. Durante este período, mudou várias vezes de nome: Porto de Viamão (século XVIII), depois Porto do Dorneles, em seguida Porto de São Francisco dos Casais e, finalmente, Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre.
A cidade passou por lutas sangrentas para se firmar como capital, por isto em sua bandeira está escrito “Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre”. Banhada pelo Lago Guaíba, a cidade tem como padroeira a N. S. dos Navegantes, daí ser feriado local o dia 2 de fevereiro, quando ocorrem muitas cerimônias de fé, tanto por terra quanto por água.”
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=13&p_secao=59
Dia de Criar seu Próprio Feriado
“O Dia de Criar seu Próprio Feriado foi inspirado na ideia de que as datas comemorativas tradicionais nem sempre refletem os interesses e valores individuais de cada pessoa. Muitas vezes, nos vemos obrigados a celebrar feriados que não têm significado para nós, apenas porque fazem parte do calendário oficial. Pensando nisso, surgiu a proposta de dedicar um dia do ano para que cada um possa criar a sua própria data festiva, de acordo com aquilo que realmente importa para si.”
Texto Reproduzido do site Só Escola
https://datas.soescola.com/glossario/dia-de-criar-seu-proprio-feriado/
Dia do Cacau
“O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore perenifólia que dá origem ao fruto chamado cacau.
O cacau é a principal matéria-prima do chocolate, feito por meio da torra e moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos, sorvete e mel de cacau. Do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), espécie da mesma família do cacau, produz-se o cupulate, doce bastante similar ao chocolate.
O cacau é originário da bacia hidrográfica do rio Amazonas, tendo sido dispersado para as regiões tropicais da América Central e do Norte.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cacau
Dia do Mercosul
“O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e pelos países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
“Durante esses anos, o acordo abordou, além das pautas de aspecto comercial, temas voltados para educação, trabalho, direitos humanos e saúde.
No campo da educação, o Setor de Educação do Mercosul tem uma série de atividades intensas, com cerca de 25 grupos temáticos que se reúnem periodicamente. Por meio da negociação de políticas públicas e da elaboração e implementação de programas e projetos conjuntos, o Setor Educacional do Mercosul busca a integração e o desenvolvimento da educação em toda a região do Mercosul e países associados.”
Texto Reproduzido pelo site do Ministério da Educação
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/dia-do-mercosul-e-celebrado-com-acoes-para-educacao-infantil
Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia
“Em 26 de março, anualmente, as pessoas ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa – é um dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a epilepsia.
O Purple Day (Dia Roxo) foi criado em 2.008, por Cassidy Megan, uma criança canadense com nove anos de idade na época. Com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS), Cassydi escolheu a cor roxa para representar a epilepsia, por achar que a flor de lavanda, frequentemente associada com a solidão, representava os sentimentos de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem.
A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas relativamente evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise não for tão aparente.”
Texto Reproduzido do site da Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/epilepsia-sem-preconceito-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-a-epilepsia/