Dia do Despachante Aduaneiro
“O papel do despachante aduaneiro é de grande importância para todo o fluxo de qualquer acordo internacional envolvendo exportação ou importação de produtos, já que ele além de intermediar os acordos tributários do produto em trânsito, também auxilia na organização dos documentos necessários para que o processo possa ser realizado de forma ágil e eficaz.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-do-despachante-aduaneiro
Dia do DNA
“O Dia do DNA é um evento anual e mundial, criado no 108th Congresso Americano, em 25 de Abril de 2003, em razão dos 50 anos da publicação da descrição da molécula do DNA, em 1953, por Watson e Crick.”
Texto Reproduzido do site da Universidade Federal de São Paulo
https://www.unifesp.br/reitoria/proec/noticias/134-noticias-anteriores/1040-comemoracao-ao-dia-do-dna
Dia do Pinguim
“O dia do pinguim existe principalmente para lembrarmos sobre as ameaças que essas aves marinhas enfrentam e para pedir apoio para a conservação das espécies de pinguins.
Essa data surgiu quando alguns pesquisadores de uma estação na Antártica notaram que alguns pinguins-de-adélia retornavam todos os anos no dia 25 de abril para o mesmo local de onde partiram e então iniciavam seus rituais de acasalamento. Por isso, decidiram definir este como o “Dia Mundial dos Pinguins”.
Existem 17 espécies de pinguins no mundo e 4 delas ocorrem no Brasil. O pinguim-de-magalhães é a espécie mais comum, pois o sul do Brasil é uma importante área de alimentação para eles e podem ser vistos na beira da praia nos meses de inverno.
Das 17 espécies, mais da metade delas está ameaçada ou quase ameaçada de extinção, segundo a UICN. As principais causas para esse problema são mudanças climáticas, interações com pesca e poluição por óleo.”
Texto Reproduzido do site UFRGS – CECLIMAR – Centro de Estudos Costeiros Limnoslógicos e Marinhos Autora: Manuela Távora. Orientação: Maurício Tavares
https://www.ufrgs.br/ceclimar/por-que-existe-o-dia-do-pinguim/
Dia do Profissional da Contabilidade
“A comemoração foi oficializada no dia 25 de abril de 1946 pelo Presidente da República Eurico Gaspar Dutra.
Desde então, a cada ano, a data serve para reconhecer a importância da Contabilidade para o desenvolvimento do país.
A Contabilidade é um importante instrumento para a gestão de bens, a elaboração de relatórios e a tomada de decisões.
Por isso, os contadores são profissionais fundamentais para o funcionamento das organizações e economias.”
Texto Reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-da-contabilidade
Dia Internacional de Consciencialização para a Alienação Parental
“Este dia tem como objectivo chamar à atenção para o fenómeno da Alienação Parental. Este foi pela primeira vez identificado em 1985 pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, no qual se identificam comportamentos por parte de um pai / mãe em manipular o seu filho com a intenção de predispô-lo contra o outro progenitor e a sua família (como os avós), cada vez mais frequente depois de um divórcio ou separação e mesmo em famílias não separadas.
Assim identificam-se os seguintes comportamentos:
– Processo destrutivo da imagem de um dos progenitores;
– Afastamento forçado, físico, psicológico e emocional, das crianças em relação ao progenitor alienado, geralmente o progenitor não residente;
– Actos jurídicos e comportamentais com o objectivo de isolar as crianças do progenitor com quem não reside habitualmente.
E isto traz consigo consequências para as crianças, tais como:
– Relações interpessoais: dificuldade em estabelecer relações de confiança com outras pessoas e em relações de maior intimidade;
– Baixa tolerância à raiva e hostilidade: dificuldades em lidar com situações que despertem emoções fortes como a raiva (“ferver em pouca água”), em aceitar o “não”.
– Problemas no sono e na alimentação: dificuldades em adormecer, pesadelos, sono inquieto; pode também existir falta de apetite.
– Maior conflitualidade com figuras de autoridade: dificuldades em seguir ordens e orientações de figuras de autoridade (professores, polícias, superiores hierárquicos…)
– Maior vulnerabilidade e dependência psicológica: auto-estima e auto-confiança mais baixas.
– Sentimento de culpa: a criança é constantemente forçada a escolher um lado e tomar partido, crescendo com um sentimento de culpa e de impotência.
– Doenças psicossomáticas: dores de cabeça, dores de barriga e outras são muito comuns, em particular nas situações de stress.”
Texto Reproduzido do Site Educar em Português
https://educaremportugues.blogspot.com/2010/04/dia-internacional-da-consciencializacao.html
Dia Mundial da Luta Contra a Malária
“Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malariae.
Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por Plasmodium falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.
Como se prevenir?
– Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes.
– Medidas de prevenção coletiva: drenagem, pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterro, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoramento da moradia e das condições de trabalho, uso racional da terra.”
Texto Reproduzido do site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/25-4-dia-mundial-da-luta-contra-a-malaria/