Dia da Arma de Infantaria
“O Dia da Arma de Infantaria é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia da morte do Brigadeiro Antônio de Sampaio, abatido, nos campos de Tuiuti, no dia de seu aniversário. Patrono da Arma de Infantaria, o Brigadeiro Sampaio também se destacou por sua bravura nas batalhas da Campanha da Tríplice Aliança. Uma das Divisões comandadas pelo Patrono viria a ser conhecida como “Divisão Encouraçada”, tal o vigor de verdadeira muralha contra os projéteis inimigos.
A história da Rainha das Armas, como a Infantaria é conhecida, no contexto mundial, é quase tão antiga quanto a da própria guerra. Em situações de conflito, os exércitos da antiguidade empregavam o combate corpo a corpo e alguns armamentos, como espadas e bastões. A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo a corpo.”
Texto Reproduzido do site do Exército Brasileiro – Departamento-Geral do Pessoal – “Departamento Barão de Suruhy”
http://www.dgp.eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias1/1743-24-de-maio-dia-da-arma-de-infantaria-2

Dia Nacional do Café – Dia do Cafeicultor
“Em 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café, data que simboliza a importância da bebida para o país. Além de seu papel na economia brasileira ao longo da história, o café tem espaço especial na cultura de nosso povo, estando presente em diversos momentos do dia e em variadas formas de consumo – desde o tradicional café preto até elaboradas preparações gastronômicas.”
Texto Reproduzido do site do governo de São Paulo
https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/no-dia-nacional-do-cafe-secretaria-de-agricultura-enfatiza-acoes-e-tecnologias-voltadas-a-bebida-mais-apreciada-pelos-brasileiros

Dia do Datilógrafo

Dia do Detento
“O Dia Nacional do Detento, 24 de maio, convida a sociedade a refletir sobre as causas e critérios que levam ao encarceramento em massa, bem como sobre a situação e condições da população carcerária brasileira, tanto durante o cumprimento de penas como após o fim destas.”
Texto Reproduzido do site Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional
https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/noticias/dia-nacional-do-detento

Dia do Telegrafista

Dia do Vestibulando

Dia Nacional do Calcário Agrícola
“O Dia Nacional do Calcário Agrícola,
comemorado em 24 de maio em todo o território nacional, foi instituído pela Lei N° 12.389/11 com o objetivo de conscientizar o produtor rural acerca da importância da calagem na agricultura.”
Texto Reproduzido do site gov.br – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/planoabc-abcmais/publicacoes/folder-dia-do-calcario-agricola.pdf/@@download/file#:~:text=O%20Dia%20Nacional%20do%20Calc%C3%A1rio,import%C3%A2ncia%20da%20calagem%20na%20agricultura.


Dia Nacional do Cigano
“O povo cigano só foi reconhecido como minoria étnica no Brasil com a Constituição de 1988. O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. A população cigana inclui os grupos Rom, Sint e Calon formados pela diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois espalhou-se por outros continentes.
A população cigana está em constante movimento, seja pela sobrevivência ou pelo simples direito de existir em conformidade com suas tradições e valores. Não raro, é vista como intrusa e como ameaça à sociedade. Instituir uma data para homenagear os ciganos é também uma ação política, um esforço para que essa população se aproxime do Estado, tornando-se alvo de políticas públicas de inclusão, além de ser uma forma de se promover sua participação em conselhos e órgãos colegiados.”
Texto Reproduzido do site Justiça Federal – Tribunal Regional Federal da 3ª Região
https://www.trf3.jus.br/emag/30-anos/efemerides/24-de-maio-dia-nacional-do-cigano/

Dia Nacional do Milho
“Parte fundamental da cultura e da culinária brasileira, alimento versátil e muito apreciado na época de outono e inverno, o milho faz parte da tradição das festas juninas em diversos pratos típicos. A primeira festa junina no Brasil teria acontecido no século XVI, após a chegada dos portugueses. Na Europa existia o costume de comemorar a colheita do trigo, mas como o cereal ainda não era cultivado por aqui, escolheram o milho, que era colhido no mesmo período do trigo. “
Texto Reproduzido do site Senado – Rádio Senado
https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2023/05/24/dedo-de-prosa-dia-nacional-do-milho

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %