Dia da Aviação Naval e do Aviador Naval
“A história da Aviação Naval brasileira iniciou-se em 1916 com a criação da Escola de Aviação Naval, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O pioneirismo no emprego de aeronaves militares no Brasil, em prol da segurança e do desenvolvimento nacional, contribuiu para o desbravamento das rotas aéreas e em operações de patrulha em defesa do litoral e áreas fronteiriças.
A Aviação Naval é considerada instrumento essencial à Estratégia Nacional de Defesa, atuando para além de suas missões primárias de defesa da soberania e manutenção do Poder Naval, como no apoio ao patrulhamento da Amazônia Azul e no combate à pesca ilegal e ao contrabando por via marítima ou fluvial. Dessa forma, aproxima-se da vida cotidiana dos cidadãos, prestando inestimáveis serviços às populações ribeirinhas das regiões amazônica e do Pantanal. A participação no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) é mais uma faceta da importância nacional da Aviação Naval.
O Patrono da Aviação Naval é o Almirante Protógenes Pereira Guimarães, também Diretor de Aeronáutica da Marinha.”
Texto Reproduzido do site IACIT
https://www.iacit.com.br/n/1/aviacao-naval-do-brasil-completa-103-anos-de-historia

Dia da Intendência
“A atividade de Intendência é tão antiga quanto a instituição. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941, foi constituída uma comissão de orçamento e, ao mesmo tempo, foi criado um órgão para gerir os serviços de contabilidade e fazenda, orçamento, distribuição de verbas e créditos, além das tomadas de contas e pagamento em geral. Com a criação do Serviço de Fazenda da Aeronáutica, que contava com militares da Marinha e do Exército, foi criado o quadro de Oficiais Intendentes…
…Ao longo de sua história, a Intendência passou por diversas fases de aperfeiçoamento, como em seu início, quando se tornou pioneira no serviço público a implantar o pagamento de pessoal por crédito bancário e, anos mais tarde, ao ingressar na era da computação (década de 60). Nos anos 50, nasce de vez a Intendência em campanha e, nos anos 60, é criada a Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica, dentre outras evoluções que marcaram a história da atividade.
Em 2020, a Intendência da Aeronáutica completa 75 anos desde sua criação. Em seu trabalho silente, a Arma de Intendência, atuante e operacional, é responsável por apoiar os que voam na Dimensão 22. Dando continuidade ao legado deixado pelo Tenente Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, Patrono da Intendência da Aeronáutica, e pelos profissionais que compuseram o Serviço de Intendência da Aeronáutica, a Arma é formada por mulheres e homens que demonstram o valor de seu trabalho diariamente e que têm orgulho de sua sagacidade, versatilidade e resiliência.”
Texto Reproduzido do site da Força Aérea Brasileira
https://www.fab.mil.br/intendencia/

Dia do Combate à Injustiça
“Injustiça: ação e/ou comportamento que se opõe à justiça. Que viola os direitos de outra pessoa…
Há muitas situações que geram injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, a calúnia e a difamação, entre outros.
Uma boa prática para homenagear o dia do combate à injustiça é revisar as próprias atitudes e aceitar o desafio de mudá-las, mesmo que isto represente perdas de quaisquer natureza. Lembre-se que ao final da jornada, a única vitória possível é a felicidade de ter vivido uma experiência que contribuiu para o crescimento das pessoas e a melhoria do planeta, o que se faz com solidariedade e justiça.
Então, promova a justiça! Comece por você, mas não seja tão duro. Deixe que os sentimentos bons prosperem além das festas comemorativas.”
Texto Reproduzido do site do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo
https://www.tjes.jus.br/23-de-agosto-dia-de-combate-a-injustica/

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e sua Abolição
“Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição é um marco promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se celebra anualmente a 23 de agosto.
Este dia tem por objetivo assinalar a revolta que ocorreu na noite de 22 para 23 de agosto, de 1791, em São Domingos, território que corresponde atualmente ao Haiti e República Dominicana, e que marca o início do fim da escravatura e da desumanização.
Prestada igualmente homenagem a todos os oprimidos pela escravidão e assinalada a importância da consciência coletiva desta atrocidade.”
Texto Reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-do-trafico-de-escravos-e-da-sua-abolicao-2021

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %