Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
“No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.
Em memória à tragédia, a Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
Segundo a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, tratado adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, discriminação racial define-se por “toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública”.”
Texto reproduzido do site gov.br – Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/21-3-dia-internacional-para-a-eliminacao-da-discriminacao-racial/

Dia Mundial da Síndrome de Down
O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.
A SD é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.
É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.
Existe um conjunto de alterações associadas à SD que exigem especial atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.
Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.
Texto reproduzido do site gov.br – Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/21-3-dia-mundial-da-sindrome-de-down/

Dia Internacional das Florestas e da Árvore
O Dia Internacional das Florestas foi instituído no dia 21 de março, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 de novembro de 2013. Todos os anos, vários eventos celebram e consciencializam sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores fora das florestas, em benefício das gerações atuais e futuras. Os países são incentivados a empreender esforços para organizar atividades locais, nacionais e internacionais envolvendo florestas e árvores, como campanhas de plantação de árvores, no Dia Internacional das Florestas…
…O Dia Internacional das Florestas foi celebrado pela primeira vez em 21 de março de 2013.
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_das_Florestas

Dia Mundial da Infância
O dia 21 de março foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como o Dia Mundial da Infância. A data tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.
Apesar de os cuidados com crianças e adolescentes serem importantes em qualquer idade, os primeiros mil dias de vida do ser humano são decisivos para o desenvolvimento integral. O período começa no primeiro dia da gestação e dura até os dois anos de idade.
Durante o primeiro ano de vida o leite materno é essencial, pois além de prevenir doenças como, diarreia, infecções respiratórias e alergias, também influencia diretamente nas capacidades cognitiva, intelectual, social e emocional, afetando o sujeito até na fase adulta, nas relações e na produtividade.
Desde o útero materno aos primeiros passos, passando pelo aprendizado das primeiras palavras e até em sua entrada na escola, a criança passa pelo enfrentamento de inúmeros desafios. Apesar de tantas mudanças que ocorrem neste período chamado “infância”, direitos à saúde, alimentação, educação e lazer devem continuar sendo garantidos, sem qualquer tipo de discriminação.
De acordo com a Lei nº 13.257/2016, primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 (seis) anos completos ou 72 (setenta e dois) meses de vida da criança.
A referida Lei estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano, em consonância com os princípios e diretrizes da Lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em seu art. 5º, define: “Constituem áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância a saúde, a alimentação e a nutrição, a educação infantil, a convivência familiar e comunitária, a assistência social à família da criança, a cultura, o brincar e o lazer, o espaço e o meio ambiente, bem como a proteção contra toda forma de violência e de pressão consumista, a prevenção de acidentes e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica”.
Texto reproduzido do site gov.br – Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/21-3-dia-mundial-da-infancia/

Dia Mundial da Poesia
“O Dia Mundial da Poesia comemora-se anualmente, a 21 de março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.
Este dia pretende salientar a importância da poesia enquanto manifestação artística comum a toda a Humanidade. Celebra-se também a criatividade, a pluralidade linguística e cultural e promove-se o ensino e declamação da poesia.”
Texto reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-poesia


Dia Internacional de Nowruz
“O Dia Internacional de Nowruz é celebrado, anualmente, a 21 de março. Foi proclamado enquanto dia internacional através da resolução 64/253 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 23 de fevereiro de 2010.
A palavra Nowruz (Novruz, Navruz, Nooruz, Nooruz, Nevruz, Nauryz), significa novo dia. É celebrado há mais de 3 000 anos na Ásia Central, nos Balcãs, no Cáucaso, na zona do Mar Negro, no Médio Oriente e noutras regiões. Em 2009, foi incluído na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Nowruz marca o primeiro dia da Primavera, celebrado no dia do equinócio da Primavera que pode ocorrer a 19, 20 ou 21 de Março. Promove valores de paz e solidariedade entre gerações e no seio das famílias, bem como a reconciliação e vizinhança, contribuindo assim para a diversidade cultural e amizade entre os povos e diferentes comunidades.
A sua celebração significa a afirmação da vida em harmonia com a natureza, a consciência da ligação inseparável entre trabalho construtivo e ciclos naturais de renovação e uma atitude solícita e respeitosa para com as fontes naturais da vida.”
Texto reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-de-nowruz

Dia do Pão Francês
“O pão francês, também conhecido como pão de trigo, cacetinho, pãozinho, média, pão de sal ou carioquinha, é um tipo de pãozinho cilíndrico e alongado, com miolo branco e macio e casca dourada e crocante popular no Brasil. É feito de farinha, sal, água e fermento. Apesar do nome, o pão surgiu no Brasil, onde é particularmente popular, e não na França.
Além do Brasil, é comido também no Chile, na região dos Andes da Bolívia e do Peru mas também pode ser encontrado na Argentina e no Uruguai.
No Brasil, o pão francês parece ter surgido no início do século XX, quando os burgueses da Primeira república adotaram a cultura francesa da “Belle époque” como padrão, não apenas na gastronomia, mas também na moda, nas artes e nos hábitos sociais. As padarias, que ainda faziam um pão escuro, foram instadas a imitar uns pãezinhos alongados com miolo branco e crosta dourada. Aparentemente, a receita não reproduz o pão que se consumia em França nessa altura, mas ficou conhecido como “pão francês”, conhecido noutros países como “pão brasileiro”.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pão_francês

Dia Internacional da Cefaleia em Salvas
“Cefaleias em salvas (CES), também conhecida como dor de cabeça suicida ou dor de cabeça do macho, são dores usualmente em apenas um lado da cabeça extremamente fortes, durando de 15 a 180 minutos, e podendo ocorrer mais de uma vez por dia (por isso o nome “salvas”) e com uma frequência de 3 a 10 semanas. Ocorre com frequência nas primeiras horas de sono.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cefaleia_em_salvas

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %