Dia de Pentecostes
“Pentecostes (“quinquagésimo” em grego) é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou quarenta dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos. E para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram dez dias. Foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
Pentecostes é historicamente e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita (Shavuot), que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da Igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
A ocasião (o Domingo de Pentecostes) é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, muito difundida no catolicismo popular brasileiro e de outros países.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostes

Dia do Defensor Público

Dia do Estudante de Direito

Dia do Físico

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal
“O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal acontece no dia 19 de maio de cada ano e reúne pessoas de todo o mundo na luta contra a doença de Crohn e a colite ulcerativa, conhecidas como doenças inflamatórias intestinais.
A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um conjunto de sinais e sintomas que se manifestam, predominantemente, no cólon (parte do intestino cuja função é extrair água e sais minerais dos alimentos digeridos e as vitaminas K, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina), que são produzidas pelas mais de 700 espécies de bactérias que vivem nele, a chamada flora intestinal).”
Texto Reproduzido do Site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/19-5-dia-mundial-da-doenca-inflamatoria-intestinal-2/

Dia Mundial do Médico de Família

Dia Nacional de Combate à Cefaleia
“Dia 19 é celebrado o dia nacional de combate à cefaléia, os tipos mais comuns são: enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, cefaleia em salvas e cefaleia crônica diária…
…Poucas pessoas sabem, mas existem mais de 150 tipos de dor de cabeça (cefaleia). Noventa por cento das dores de cabeça são primárias causadas por uma alteração cerebral química que leva há uma vasodilatação, não são dores psicológicas, tem um fundo químico onde a pessoa nasce com aquilo e tem caráter familiar.  
As dores de cabeça secundárias são causadas por outras doenças, sendo as mais comuns: acidente vascular cerebral, tumores de sistema nervoso central, trombose venosa cerebral, ruptura de aneurisma, aumento da pressão intracraniana. Abusar de analgésico pode piorar o quadro do paciente, o organismo se adapta ao medicamento piorando e cronificando a dor ao longo do tempo.”
Texto Reproduzido do Site EBC – Rádio
https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2021/05/dia-nacional-de-combate-cefaleia

Dia Nacional de Doação de Leite Humano
“Com objetivo de estimular a doação de leite humano, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano.
A prática do aleitamento está relacionada a inúmeros benefícios, uma vez que o leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças. Após a amamentação exclusiva, uma alimentação complementar adequada e saudável deve ser oferecida e a amamentação deve continuar em paralelo até o segundo ano de vida ou mais da criança.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o aleitamento materno de longa duração também contribui para a saúde e o bem-estar das mães, reduzindo o risco de câncer de ovário e de mama e ajudando a espaçar gestações. A amamentação dos recém-nascidos na primeira hora de vida também é vital, protegendo o bebê de infecções e reduzindo a mortalidade neonatal. Além desses benefícios, a amamentação também fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.”
Texto Reproduzido do Site Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/19-5-dia-mundial-dia-e-semana-nacional-de-doacao-de-leite-humano/

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %