Dia da Caridade
“A caridade sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.
Mas o conceito de caridade se tornou mais claro com o cristianismo, através do mandamento que diz: “amai-vos uns aos outros”. Este é o princípio da caridade, amar e ajudar ao próximo.
Ao longo dos séculos, a caridade foi sendo exercitada não apenas pela Igreja, mas por pessoas e grupos que tinham como objetivo fazer o bem ao próximo. Hoje, solidariedade é um termo mais presente na sociedade. É um conceito abrangente, mas em sua origem está a idéia de caridade…
…No Brasil, o dia 19 de julho tornou-se oficialmente o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966, por decreto do então presidente Humberto Castelo Branco. Ironicamente, em plena ditadura militar.
Ajudar o próximo, promover a inclusão social, diminuir de alguma forma o sofrimento das pessoas, tudo isso é ser caridoso. Pratique a caridade todos os dias!”
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=4&p_secao=15

Dia da Junta Comercial

Dia de Mostrar a Língua
“Pronto para um dia cheio de risadas e travessuras? No dia 19 de julho comemora-se o Dia de Mostrar a Língua, uma data perfeita para deixar de lado as caras sérias e aproveitar um gesto brincalhão que une todo mundo.
A língua é muito mais do que um simples músculo. É uma ferramenta essencial para comer, falar e, claro, fazer caretas divertidas. Dependendo do lugar do mundo em que você esteja, mostrar a língua pode ter diferentes significados e conotações.
No budismo tibetano, por exemplo, acredita-se que esse gesto expresse sinceridade e respeito pelos outros. Em algumas partes da Ásia e da África, é considerado uma forma de proteção contra o mau-olhado. Em outras, como no Brasil, mostrar a língua pode ser um gesto de zombaria ou desafio, especialmente entre as crianças.”
Texto Reproduzido do site Calendarr
https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-mostrar-a-lingua/

Dia dos Povos Oprimidos
“Podemos afirmar que os povos oprimidos são privados das condições de adquirir conhecimento, permanecendo, em consequência disso, cada vez mais atrasados em relação aos outros que podem aproveitar os avanços que ocorrem nas sociedades livres.  Hoje poderíamos dar como exemplos alguns povos do Oriente Médio e da África, que ficam presos aos pensamentos primitivos impostos por governantes autoritários e mestres religiosos.”
Texto Reproduzido do site João de Freitas
https://joaodefreitas.com.br/dia-dos-povos-oprimidos.htm

Dia Nacional do Futebol
“O dia 19 de julho foi escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o Dia Nacional do Futebol em homenagem ao primeiro clube de futebol do país, o Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande/RS, fundado em 19 de julho de 1900. Grandes clubes do atual futebol brasileiro foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol especificamente. O time da Ponte Preta é o segundo  clube mais antigo, criado 23 dias depois, em 3 de agosto de 1900.O esporte chegou ao Brasil através do brasileiro Charles Miller. O primeiro jogo de futebol no país foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre funcionários da Companhia de Gás e da Cia. Ferroviária São Paulo Railway.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol (o Vasco da Gama foi um dos pioneiros na luta contra o racismo no futebol). Em 1950, a copa do mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x 1 Brasil ), sendo apontada até hoje, como a maior derrota do futebol brasileiro, que ficou conhecida por “maracanazo”. Apenas em 1958 conquistamos nossa primeira Copa. Os outros títulos foram em 1962, 1970, 1994 e 2002. A copa do mundo de futebol de 2014 será realizada novamente no Brasil.
O futebol é o esporte mais conhecido no mundo inteiro, sendo a paixão de milhares de torcedores fanáticos por seu clubes. No Brasil, essa paixão é ainda maior. A copa do mundo é o mais importante acontecimento da  história do futebol, e o Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, além de ser a única seleção pentacampeã do mundo.
Também é brasileiro o jogador que é considerado “o melhor de todos os tempos”: Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé. Na Copa de 2006 mais um recorde foi alcançado. O brasileiro Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, superou a marca dos alemães Gerd Müller e Miroslav Klose, ambos com 14 gols, convertendo três gols na ocasião. Com isso o brasileiro alcançou 15 gols marcados em copas, tornando-se o maior artilheiro em copas do mundo.
Nascido no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses, seguiu aos nove anos para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio, Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. “Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência”, registrou na época o jornal da escola.
A história do futebol no país começou quando Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola, em 1894, e prosseguiu através dos anos para tornar o Brasil verdadeiramente o país do futebol.
Charles Miller – Nascido no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses, seguiu aos nove anos para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio, Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. “Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência”, registrou na época o jornal da escola.
A história do futebol no país começou quando Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola, em 1894, e prosseguiu através dos anos para tornar o Brasil verdadeiramente o país do futebol.”
Texto Reproduzido do site PortoWeb
https://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=22&p_secao=15

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %