Dia da Escola
“Instituído em 15 de março, o Dia da Escola foi anexado ao calendário brasileiro de comemorações. A data faz referência à primeira escola criada em solo brasileiro, fundada em Salvador (BA), no ano de 1549. Naquela época os jesuítas eram os grandes responsáveis pela educação brasileira.”
Texto reproduzido do site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/dia-da-escola-e-celebrado-em-todo-o-pais
Dia das Confissões Sinceras
“O Dia das Confissões Sinceras é uma data que nos convida a refletir sobre a importância da sinceridade nas nossas relações. A sinceridade é um valor fundamental que nos ajuda a construir laços de confiança e amizade. Quando somos sinceros, mostramos quem realmente somos e permitimos que os outros nos conheçam de verdade. É importante lembrar que a sinceridade deve ser acompanhada de respeito e empatia, pois nem sempre o que dizemos pode ser facilmente aceito pelos outros.”
Texto reproduzido do site Planejamento de Aula BNCC
https://www.planejamentosdeaula.com/glossario/projeto-dia-das-confissoes-sinceras-15-de-marco-1-ano/#gsc.tab=0
Dia de São Longuinho
“Na tradição popular, é invocado para encontrar objetos perdidos. A sua festa é comemorada na Igreja Ortodoxa no dia 16 de outubro.
No Brasil, há uma crença popular de que São Longuinho auxilia a encontrar objetos perdidos. É só repetir: São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos.
Quando a pessoa encontra o objeto precisa cumprir a promessa em devoção ao santo.
No espiritismo, há a revelação no livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, obra mediúnica psicografada pelo médium mineiro Chico Xavier e assinada pelo espírito Humberto de Campos, publicada no ano de 1938 pela Federação Espírita Brasileira, que Longuinho reencarnou como D. Pedro II, segundo e último imperador do Brasil.
Longuinho (em latim, Longinus) é um santo da Igreja Católica. Na lista de santos da Igreja Católica, afirma-se que “São Longuinho é celebrado como o soldado que perfurou um dos lados do corpo de Jesus crucificado com uma lança”, para certificar-se da sua morte. Logo após a morte de Jesus, ter-se-ia arrependido, convertido e posteriormente morrido como mártir por isso.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Longuinho
Dia Internacional de Combate à Islamofobia
“O Dia Internacional de Combate à Islamofobia é uma comemoração internacional designada pela Organização das Nações Unidas em 2022, ocorrendo em 15 de março de cada ano em 140 países em todo o mundo. A data, 15 de março, foi escolhida por ser o aniversário dos tiroteios na mesquita de Christchurch, em que 51 pessoas foram mortas durante a oração de sexta-feira.
O Islã é a segunda maior religião do mundo depois do cristianismo, com 1,9 bilhão de seguidores, que representam 24,9% da população mundial. A islamofobia é a aversão ou o medo irracional e o preconceito contra os muçulmanos ou o Islã.”
Texto reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_de_Combate_à_Islamofobia
Dia Mundial do Consumidor
“Esta data foi criada para dar valor às necessidades e direitos básicos dos direitos de todos os consumidores.
A data foi decretada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1983, com o objetivo de reconhecer e celebrar o direito de todos os consumidores de serem tratados de forma justa, livre de abusos e com respeito.
No Dia Mundial do Consumidor é lembrado que os consumidores têm direito à informação e à segurança nos serviços e produtos.
Para que isso seja possível, os governos devem obrigar as instituições a cumprirem a legislação que garante os direitos dos consumidores.
O Dia Mundial do Consumidor também é usado para incentivar os cidadãos a serem responsáveis na aquisição de bens e serviços.
Aqueles que compram em empresas que se preocupam com o meio ambiente ou que oferecem trabalho justo e salário justo contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.”
Texto reproduzido do site Próximo Feriado
https://www.proximoferiado.net/dias/dia-mundial-do-consumidor