Dia Internacional do Amor / Dia de São Valentim
“O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons…
…A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.”
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados
Dia do Botonista
“O futebol de botões foi inventado em 1930. pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plástico. Dessa brincadeira de criança surgiu o “jogo de botões”, aquilo que se tornaria o esporte difundido e praticado como modalidade esportiva, apresentando uma diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países.
O dia do nascimento de Geraldo Décourt em 14 de fevereiro, foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o “dia do botonista”. “
Texto Reproduzido do site Wikipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_botão
Dia Internacional da Doação de Livros
“Em 14 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Doação de Livros. Essa data tem o intuito de incentivar a leitura em qualquer idade, prática pouco habitual entre os brasileiros.
Mas além da promoção do hábito da leitura, o propósito se estende para a criação de um senso crítico quanto a sustentabilidade e consumismo exagerado, promovendo entre as pessoas o interesse pela troca e compartilhamento de livros.
Uma curiosidade é que em muitas cidades pelo mundo, na data de hoje, pessoas deixam seus livros já lidos em praças e locais em que possam facilmente serem achados por seus futuros leitores. “
Texto Reproduzido do site Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – ASSETBA
https://assetba.org.br/dia-internacional-da-doacao-de-livros