Dia da Artilharia
“A data foi criada para homenagear o Patrono da Artilharia, Marechal Emílio Luís Mallet, nascido em 10 de junho, na França, no ano de 1801. Na Batalha de Tuiuti, em 1866, a maior batalha campal da América do Sul, sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo decisiva para barrar o avanço da tropa inimiga. Esse feito eternizou-se na história militar brasileira pela célebre frase: “Eles que venham. Por aqui não passam.”
A Arma de Artilharia é conhecida pela eficiência, precisão e alto poder de fogo de seus obuseiros, nos campos de batalha, lhe conferindo o adjetivo de “Poderosa”. Constitui um meio nobre em combate, por ter a capacidade de saturar uma grande área com fogos, o que, no meio militar, é conhecido por “amaciar o terreno”.
A Artilharia Antiaérea, uma especialização da Arma, possui a incumbência de defender o espaço aéreo, em complemento à Força Aérea Brasileira, tanto na paz como na guerra, atuando com radares e armamentos específicos, frente à possíveis ameaças aéreas que porventura surjam.”
Texto Reproduzido do site do Exército Brasileiro – Departamento-Geral do Pessoal – Departamento Barão de Suruhy
http://www.dgp.eb.mil.br/index.php/dsau1/17-ultimas-noticias/1766-10-de-junho-dia-da-arma-de-artilharia-3

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
“O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões. Este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.
O 10 de junho começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, elevado pelo Estado Novo a feriado nacional, como o «Dia de Camões, de Portugal e da Raça». Com o 25 de abril, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm início, este ano, na África do Sul. Em Portugal, as festividades do 10 de junho têm lugar em Peso da Régua, no contexto da designação do Douro, Património da Humanidade, como Capital Europeia do Vinho em 2023 e contam com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.”
Texto Reproduzido do site EUROCID
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-de-portugal-de-camoes-e-das-comunidades-portuguesas

Happy
Hahaha
0 %
Sad
Puxa...
0 %
Excited
Ownnn...
0 %
Sleepy
zzzzz
0 %
Angry
Que raiva!
0 %
Surprise
Nossa!!
0 %